domingo, 25 de novembro de 2007

POR QUE TENHO MEDO DE AMAR ?



POR QUE TENHO MEDO DE AMAR ?



" Nossas vidas são modeladas por aqueles que nos amam e

por aqueles que se recusam a nos amar"



Até certo ponto todos nós padecemos das agonias da solidão, da frustação e da carência emocional e espiritual.De alguma forma, esse sofrimento é causado basicamento pelo fracasso no amor.

Certa vez perguntei a um psiquiatra meu amigo: "Como se pode ensinar as pessoas a amar?" Sua resposta foi no mínimo um tanto surpreendente. Ele respondeu à pergunta com outra: "Você já teve uma dor de dente? Em quem você estava pensando enquanto sofria com essa dor?" Ficou claro o que ele queria dizer...Quando sentimos dor, em geral, só pensamos em nós mesmos.

O psiquiatra continuou: " Este mundo em que vivemos está cheio de dor. Vamos para a cama com elas à noite e acordamos com elas pela manhã. ..é um mundo carente de amor. A maioria está tão dominada por seu próprio sofrimento, que não consegue extrair de si o bastante para amar de verdade.

E de onde vem tanta dor? Além da ansiedade e do medo... existe o 'complexo de culpa', descrito como uma sensação pessoal obsessiva de maldade ou de pecado. A pessoa seriamente afetada pela sensação de culpa procura punição sem o saber, inconscientemente.

A culpa pode fazer com que as pessoas cheguem a se ferir fisicamente, ou a procurarem por um parceiro sabendo, de algum modo,que essas pessoas irão puni-las.



"Rapunzel" é a história de uma jovem, presa numa torre em companhia a uma bruxa velha. A jovem é muito bonita, mas a bruxa afirma insistentemente que ela é feia, uma estratégia para manter a jovem na torre em sua companhia.

O momento de libertação de Rapunzel ocorre no dia em que ela, olhando pela janela,avista o Príncipe Encantado junto à base da torre. Rapunzel joga pela janela seus longos cabelos dourados e o príncipe, trançando suas medeixas sobe para salvá-la

A prisão de Rapunzel, na verdade, não era a torre, mas o medo de sua própria feiura, que a bruxa descrevera tantas vezes e com tanta eficácia.

Entretanto, quando Rapunzel se vê refletida nos olhos de seu príncipe Encantado e percebe sua própria beleza, liberta-se.
Precisamos desesperadamente ver nossa própria virtude e beleza no espelho dos olhos de outra pessoa, se quisermos ser livres de verdade. Até esse momento permaneceremos trancados dentro de nossas próprias torres. Para sermos capazes de AMAR, precisamos ver além de nós mesmos. Precisamos nos preocupar com a felicidade e realização do outro. Sendo assim, não conseguimos AMAR até que tenhamos tido essa visão de nossas próprias virtudes e talentos.


Todos nós experimentamos em algum momento uma sensação de solidão e isolamento. De tempos em tempos, sentimos dentro de nós um doloroso vazio, que se torna uma insuportável prisão. Todos nós somos tomados, em algum momento, da sensação de estar alienados dos outros, separados do grupo, sozinhos. Por sua própria natureza , essa solidão, como a dor de dente, centraliza em nós mesmos o foco da atenção. Procuramos preencher esse vazio...saciar essa fome,...e saímos para procurar outras pessoas que nos amem.

Sabemos que essa solidão só pode ser preenchida pelo amor de outras pessoas. Sabemos que precisamos nos sentir amados... você chega a admitir que "você não é ninguém até que alguém o ame"...ou..."as pessoas que me amam ou se recusam a me amar têm em suas mãos o potencial do meu amadurecimento." Existe um ciclo vicioso em tudo isso...: a preocupação consigo mesmo e a convergência sobre si mesmo levam ao isolamento e a uma dolorosa solidão....procurando alívio no amor de outras pessoas, apenas tornamos mais profunda nossa solidão.

O único modo de romper com esse ciclo é parar de nos preocupar conosco e começar a se preocupar com os outros...devemos colocar o outro em primeiro plano, em 'nosso' lugar, precisamos aprender a responder às necessidades dos outros sem buscar a satisfação de nossas próprias carências. As pessoas só crescem até onde seu horizonte lhes permite. Os que decidem amar para se sentir realizados e felizes ficarão desapontados e não crescerão, pois o horizonte ainda estará restrito a eles mesmos.


AMAR significa ter consideração, aceitação e interesse pelas pessoas a quem estou tentando AMAR. Posso amar os outros somente na medida em eles ocupam o foco de 'minha' mente, coração e vida. Só posso me encontrar, esquecendo-me de mim mesma.

"Deus não cria afim de ganhar
alguma coisa, mas a fim de DOAR
alguma coisa...apenas para compartilhar a si mesmo."



Por: "Jonh Powell, S.J..... em seu livro: "Por que Tenho Medo de Amar?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que você tenha se sentido em casa! Um grande abraço! Volte qualquer dia, para um papo e um vinho bem gelado! beijos no coração!