quarta-feira, 12 de agosto de 2009

AMOR E COSTUME

Não confundamos amar com o fato de estar acostumado a viver com alguém.
Se muitos casamentos perduram longos e longos anos, nem sempre é por amor, mas porque se acostumaram a viver juntos, porque se dão bem e porque é mais cômodo não mudar a situação.
Quando a relação se quebra, quando um dos dois toma finalmente a coragem de dizer "acabou" os dois sofrem.
Mas não é um sofrimento causado pela perda de um amor, pois o amor já se perdeu há muito.
O que causa o sofrimento é ter que encarar a realidade, a família, os amigos e de ter que se olhar no espelho e se dizer: "- preciso recomeçar."


O que causa o sofrimento é a sensação de ter feito alguma coisa da vida que não deu certo e isso nos faz sentir o quanto somos falíveis.
Muitas pessoas gostam de comodismo. É melhor não mudar nada. Assim, não ganhamos nada e nada perdemos. Há casais que se habituam tanto a estar juntos que no fim acabam se parecendo até fisicamente, como irmãos. É a amizade que os une, a fraternidade e por isso estão juntos. Se se sentem felizes dessa forma, bom para os dois. São pessoas que não pedem muito da vida e se contentam com o que têm. Outros mantém as aparências, mas interiormente são infelizes. Só que preferem ser infelizes a vida toda que ter que assumir que alguma coisa morreu daqueles sonhos do início.


Uma verdadeira relação de amor que perdura a vida toda, é coisa rara. Vemos muitos casais sorridentes, tranqüilos, mas só eles sabem o que se passa por detrás da porta quando estão em casa.
Muitos se surpreendem quando ouvem falar de certas separações e até criticam, mas essas pessoas não sabem o que vai dentro dos corações, não conhecem as dúvidas, brigas, noites mal dormidas, lágrimas derramadas e infelicidades acumuladas.
A vida não é uma linha reta e sem pedras. É um caminho sem voltas sim, sem dúvida, mas à frente há sempre novas direções.



Deus não nos constituiu juízes de ninguém. Ele nos fez amigos. E amigos entendem, amigos se dão as mãos, amigos oferecem ombros, amigos respeitam as decisões dos outros e desejam a felicidade para eles acima de tudo.


Antes de julgar, ore. Antes de falar, reflita.
Não defendo aqui o divórcio, nem as separações. Defendo, sim, o direito das pessoas serem felizes e o livre arbítrio delas, sem que tenham que suportar, além das dores já vividas, olhares acusadores. Todo mundo tem direito à felicidade, todo mundo tem o direito de reconhecer que tomou o mau caminho e que quer mudar de direção.

Ninguém deve ser condenado à perpetuidade porque um dia o coração falou mais alto que a razão e ele estava errado.

Mas a todos deve ser dado o direito de recomeçar.
... Letícia Thompson.
..............................
Que texto fantástico!

6 comentários:

  1. Estou paasando por um momento muito dificil na minha vida... Me identifiquei com um de seus textos achei simplismente líndooo...tenho um relacionamento com uma pessoa mas nao sei se é amor... brigamos muito por qualquer bobeira, mas sexualmente... nos damos muito bem! Acho q nao é amor... é desejo, paixao sei lá...No momento estamos brigados, mas eu sinto uma falta tao grande dele... uma saudade que chega doer... Espero que um dia, toda essa dor essa angustia sai de dentro de mim! Acho que é impossivel deixar de pensar nele... é o meu primeiro pensamento pela manha ao acordar e o ultimo antes de adormecer... sua ausencia na minha vida é como se me faltasse o ar... é insuportavel! Mas o que p mim é impossivel... para Deus nao é! Estou orando todos os dias para q Deus me ajude a tirar toda essa dor que esto sentindo e que me de forças para continuar minha vida sem ele... Nos separamos nao pq ele quis, mas pq eu nao posso mais viver essa vida dupla q estava levando...Sou casada e nao tenho coragem de me separar...estou desistindo de uma paixao mas acho q é amor...

    ResponderExcluir
  2. Olá, fico feliz que os textos aqui estejam aliviando um pouco a sua caminhada. Ore mesmo, Deus nos acompanha em cada passo. Ficar em paz é muito mais importante que qualquer dor consciencial. Desejo paz ao seu coração. Pois sinto que isso muito lhe falta. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as suas palavras,realmente estou com um problemão quero me separar de um relacionamento de 8 anos q tem como fruto um filho q irá completar 7 anos.Mas não consigo imagina-lo com outra ,.mas não sou feliz com ele.Hoje ao analizar não consegui me lembrar de nem um momento feliz ao seu lado.

    ResponderExcluir
  4. ola , gostei do comeco do seu depoimento , mas vc diz no final q nao é afavor do divorcio , coisa totalmente diferente , vc nao é uma pessoa feliz , suas fotos tem aspecto de uma pessoa que sofre ou ja sofreu , e sim vc defende o divorcio e fala q todas pessoas q nao estaof elizes devem se separar uma das outras .. isso nao é verdade ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " A boca fala, do que está cheio o coração."

      Olá anônimo, grata pela visita. Primeiramente como você mesma deveria ter notado, esse texto não é de 'minha' autoria, ao final do texto coloco o nome de quem o escreveu, no caso a 'Letícia Thompson'. Logo, o que citou acima como:
      -..."mas vc diz no final q nao é afavor do divorcio ..." ou -..."e sim vc defende o divorcio e fala q todas pessoas q nao estao felizes devem se separar uma das outras." , não podem ser atribuídas a mim. E sim ao 'seu' entendimento do texto da Letícia Thompson acima.

      Esse Blog é a minha casa, parte de minha vida exponho aqui. Se o que viu aqui foi sofrimento e infelicidade, creio que não absorveu a luminosidade que expresso e que muitos comentam.

      Bem aventurados os que se alegram diante da dor, aos que jamais se curvam diante das dificuldades. E aos que possuem sempre um sorriso verdadeiro na alma. Ser feliz é algo INTERNO, não tem nada a ver com sofrer hoje ou no passado. Ser Feliz é espiritual. É luminosidade. É algo que vai muito além de uma compreensão. Pois não se explica, apenas se sente. Ser feliz é uma energia que nos move e nos impulsiona sempre a 'oferecer' o melhor para os outros. Seja em um texto, seja em uma palavra amiga. Seja em um comentário exposto. Estar Feliz é ter o que oferecer. E oferecer, mesmo sem ter.

      Cada texto desse Blog foi selecionado por meu coração com esse intuito. E esse da Letícia Thompson, achei-o sim importante para muitas pessoas que não aceitam, não admitem, mas vivem uma ILUSÃO. Esse texto merece estar aqui.

      E quanto ao que você fala nesse trecho de seu comentário:

      "...e sim vc defende o divorcio e fala q todas pessoas q nao estaof elizes devem se separar uma das outras .. isso nao é verdade .."

      Eu creio que NÃO preciso dizer nada sobre isso.

      Defendo algumas coisas fundamentais aqui: Defendo a ALEGRIA DA ALMA, defendo a VERDADE , defendo o viver sem máscaras. Defendo a liberdade e defendo acima de tudo a FELICIDADE. Sim!! A Felicidade! Aquela que algumas pessoas não conseguem ver nos outros, não por não enxergarem, mas principalmente por se sentirem agredidas. Por não possuírem , nem se quer a conhecerem. A Felicidade é algo insustentável na vida de muitos.

      Então, tudo que te desejo é exatamente isso!
      Seja Feliz!
      Tente.

      Beijos Intermináveis.
      Naná Cahino

      Excluir

Espero que você tenha se sentido em casa! Um grande abraço! Volte qualquer dia, para um papo e um vinho bem gelado! beijos no coração!