domingo, 1 de fevereiro de 2009

Você sente INVEJA?


"A inveja é considerada no meio psicológico um dos sentimentos mais complexos do ser humano. São Tomás de Aquino já dizia que a inveja é não querer o bem do outro.
Segundo o dicionário Houaiss é um sentimento no qual se misturam ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade, prosperidade de outrem.
As pessoas geralmente não percebem quando sentem inveja uma das outras, pois já estão acostumadas com isso, segundo o psicólogo Cláudio Bacellar. Ele ressalta que muitos confundem inveja com ciúmes: “inveja implica a relação de duas pessoas, ciúmes de três".
Este estranho sentimento, encontrado em diversos lugares, aumenta a frustração da pessoa em sua vida, fazendo com que ela sinta-se incapaz, culpada, e até mesmo cometa sutis intrigas, como nas novelas. Por exemplo, em um emprego onde se comenta ao chefe, que "fulano não se dedica ao que o cargo exige", supondo ser uma função que ele almeje.
O estudante de direito, Rafael Pereira, 22, acredita que a inveja surge quando uma pessoa acredita que algo que pertence a outra deveria lhe pertencer, pode ser material, afetivo ou espiritual. “Acho que às vezes é inevitável não atrair a inveja das pessoas. A gente acaba se colocando em posições que são disputadas por muitas. Tive uma fase na minha vida em que eu vivia deprimido sem ter motivos, nem depressão eu tinha. Eu acho que era inveja mesmo, coisas negativas em cima de mim” disse ele.Rafael diz que é importante orar contra esse mal, e crê que a única forma de combatê-lo é através da oração, pois a inveja tem uma força que não é de Deus, e somente Jesus pode nos ajudar a lutar contra isso. Segundo o Padre Marcelo : “É importante orarmos contra a inveja que nos ronda, como também aquela que possamos sentir”.

3 comentários:

  1. Puxa Naná, que prazer receber mensagem sua, está muito sumida....

    Seja sempre bem-vinda. Bjs do ZC

    ResponderExcluir
  2. OBS: Naná, vc continua muito linda !!!!

    ZC

    ResponderExcluir
  3. gostei de ter paciado no teu blog, gostei da ultima frase do texto do gaspareto, dizendo se levou e porque plantou .

    beiijjjj.

    ResponderExcluir

Espero que você tenha se sentido em casa! Um grande abraço! Volte qualquer dia, para um papo e um vinho bem gelado! beijos no coração!