sexta-feira, 4 de julho de 2008

INTUIÇÃO



A TEMPESTADE SE APROXIMA
"Sei que vem uma tempestade porque posso olhar à distância, ver o que está acontecendo no horizonte. Claro, a luz ajuda um pouco - é o final do entardecer, o que reforça o contorno das nuvens. Vejo também o clarão dos raios. Nenhum ruído. O vento não está soprando nem mais forte, nem mais fraco do que antes. Mas sei que vem uma tempestade, porque costumo olhar o horizonte. Paro de caminhar - nada mais excitante ou aterrorizante do que olhar uma tempestade que se aproxima. O primeiro pensamento que me ocorre é procurar abrigo - mas isso pode ser perigoso. O abrigo pode ser uma espécie de armadilha - daqui a pouco o vento começará a soprar e deve ser forte o suficiente para arrancar telhados, quebrar galhos, destruir fios de alta tensão. O silêncio que me cerca pouco a pouco é substituído pelo barulho - muito suave - da brisa nos campos de milho à minha volta. A pressão atmosférica está mudando. A tempestade está cada vez mais próxima e o silêncio começa a ser substituído pelo farfalhar suave das folhas. Já presenciei muitas tempestades em minha vida. A maior parte das tormentas me pegou de surpresa, de modo que precisei aprender - e muito rápido - a olhar mais longe, entender que não sou capaz de controlar o tempo, a exercitar a arte da paciência, e a respeitar a fúria da natureza. Nem sempre as coisas aconteciam do jeito que eu desejava, e era melhor eu me acostumar com isso, melhor dominar o medo e entender que, por pior que seja o vendaval, em algum momento ele passará. O vento aumentou de velocidade. Estou em um campo aberto, existem árvores no horizonte que, pelo menos teoricamente, vão atrair os raios. Minha pele é impermeável, mesmo que as minhas roupas fiquem encharcadas. Portanto, melhor desfrutar desta visão, em vez de sair correndo em busca de segurança. Vejo a tempestade que se aproxima. Como toda e qualquer tempestade, ela traz destruição - mas ao mesmo tempo molha os campos, e a sabedoria do céu desce junto com a sua chuva. Como toda e qualquer tempestade, ela deve passar. Quanto mais violenta, mais rápida. Graças a Deus, aprendi a enfrentar tempestades."
Paulo Coelho


2 comentários:

  1. Tudo q eu precisava ler hoje.
    Amei a dedicatória do texto a minha pessoa, viu?
    E que venham as tempestades... Estarei aqui pra TODAS!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto. Aliás, seu blog me foi uma surpresa muito grata. Por isso que ADORO-TE.

    ResponderExcluir

Espero que você tenha se sentido em casa! Um grande abraço! Volte qualquer dia, para um papo e um vinho bem gelado! beijos no coração!