domingo, 27 de fevereiro de 2011

O QUE FEZ EU ENCONTRAR VOCÊ


Se fosse postar 'cada' rosto que passou por minha vida, não caberia aqui...
Todas e cada uma delas, pessoas especiais que estiveram em minha jornada...
Marcaram 'fases' de minha vida. E marcam até hoje.
Conheceram-me de uma maneira e algumas acompanharam minhas transformações...
O que fui, certamente ainda guardo em mim e guardo principalmente a sua presença, o crescimento que me proporcionou com os erros e acertos ao longo de nossa vivência...
As gargalhadas ?! Viagens que fizemos?! o bate papo on line, os conselhos que nos demos, filosofias, as reuniões no fundo do quintal , o prazer que sentimos ao nos encontrar,os pagodes, o colo, o ombro, o cachorro-quente, os abraços, as caminhadas na treze ,os carnavais, as gargalhadas, os banhos de piscina, as festas surpresas, os cinemas com pipocas, as lágrimas, o que nos permitimos fazer, o mar,o aconchego, a conversa até altas horas da noite, as fotografias, os almoços na beira do rio, o entardecer na praia, o som do carro , as mesas de bares, o guaiamum do Joel,...a amizade que faz nosso coração hoje vibrar em fortes sintonias, a saudade de uma época e de momentos que estarão sempre muito 'vivos' , impregnados em nossa alma como um 'farol' a nos guiar nos dias de saudade...
O seu carinho, a dor que causou, as decepções que sempre fazem parte da jornada, a mágoa, mas por fim o aprendizado, o crescimento, o perdão e as alegrias é o que faz hoje meu ser recordar você. Quanta coisa a vida nos permite viver! Quantas pessoas cruzam nosso destino.
Alguns passaram e só me deixaram alegrias....
Outros passaram como um temporal, fazendo aquele estrago imenso , tão necessário para reconstruir tudo de novo, de outra maneira, mais segura e mais forte dentro de mim. E por isso são igualmente importantes...
Lembrar você é muito BOM sempre!! 'Independente' ...
Minha vida não seria contada sem sua presença aqui.
A grande família da vida. Os encontros de alma, de carma e de 'darma'...Todos tão necessários para a construção de uma história.
Mas a certeza que você existiu ou existe dentro de mim...
A alegria de recordar você...
A certeza de tantos encontros ainda possível nesse grande educandário que é a VIDA...
Isso tudo explica a beleza, a surpresa de cada dia e a magia de viver.
Mesmo os que partiram, em breve encontraremos, pois o que são os anos contados na terra diante da eternidade do universo...??
Beijos Intermináveis a todos vocês...
Que estiveram e que estão em minha vida!
Grata por existirem!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

SOLIDÃO


"Solidão não é falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é uma carência.
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar...
Isto é saudade.
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio.
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente, para que revejamos a nossa vida...Isto é um princípio da natureza.
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado...Isto é circunstância.
Solidão é muito mais do que isto.
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma."

Texto recebido pela Internet, atribuído supostamente ao compositor Francisco Buarque de Holanda.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ACABA DE NASCER! LEONARDO,BEM VINDO À TERRA!


Acaba de nascer na maternidade Santa Helena, meu mais novo sobrinho LEONARDO!
Filho de minha irmã Aninha e meu cunhado Toninho.
Muitas alegrias esse nascimento nos traz, ciente que minha maizinha aguarda ansiosa por esse momento, mesmo estando na UTI , lutando para ver o neto em vida.
Seja Bem Vindo à terra LEONARDO!
Vovó Edna ficará imensamente feliz em ver sua foto, que
já está sendo providenciada.
Hoje minhas irmãns almoçam no shopping, ampliam
a foto de Léo e mostram a mainha na UTI do S.Lucas.
Ela ficará muito feliz em vê-lo.
E todos nós muito felizes por ela ver o netinho em vida.
Mais uma benção de Deus!
Obrigada pai. Obrigada!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A VIDA VAI MUITO ALÉM DO QUE VOCÊ VÊ.

Olhando essa imagem por alguns minutos, imaginei a casa simples sendo nossa vida material aqui na terra, onde as dificuldades estão explícitas , limitada e frágil.
E tudo ao redor sendo o mundo celestial, acessível a todos e de uma magnitude esplêndida e infinitamente bela.
Talvez tenha sido essa a intenção do fotógrafo, 'algo' maior se destaca além da casa. Deveríamos observar mais a natureza. O espírito humano é centelha divina criado em semelhança a divindade como Jesus ( maior expressão Divina da humanidade). Provavelmente a Terra também foi criada em semelhança a algo muito maior como um 'mundo espiritual', não acham?


Cada dia acredito ainda mais
que " DEVERÍAMOS OLHAR MAIS PARA O CÉU".

Nele reina os mistérios que a mente, as vezes, se recusa a crer. Mas, é para lá, para esse mundo misterioso que estão indo todos os nossos entes queridos. A fé que precisamos ter é a mesma que nos faz crer no INVISÍVEL, na criação. Não vimos o mundo sendo criado, e no entanto, cá estamos, inseridos nele. De onde viemos? Para onde vamos?


As fibras mais íntimas de nosso ser e a saudade dos que partiram nos faz desejar conhecer cada vez mais. Nosso dia a dia corrido, nossos olhares e anseios sempre estão voltados à terra. É preciso PERDER alguém que amamos para desejar conhecer o 'OUTRO LADO DA VIDA'. Para nos questionar, mover nossa mente e fazer nossa FÉ transpor a montanha do materialismo.
Aproveitemos em vida queridos leitores! A luz do mundo espiritual vos cerca! Olhem ao redor, questionem-se, busquem explicações.

Abram o coração para a verdade da existência. Ainda há tempo. Não deixem para a última hora, quando seus olhos se fecharem e mesmo assim seus sentidos continuarem a viver. Quanto tempo perdido, dirás. Tiveste uma vida inteira para crer que a vida continua...
Pois é, a vida vai 'muito além' do que nossos olhos enxergam.
Disso eu já sei. Busco mais conhecimento a cada dia.
Mas para os leitores que não crêem, tudo que posso dizer é:
Exatamente como São Tomé , um
dos 12 apóstolos de Cristo que precisava VER para crer:
Tudo que posso dizer é : "Verás".!!

Grande abraço na alma e no coração,
dessa que vos escreve sempre com fé, mesmo diante da dor.
Mas cujas fibras d'alma vibram profundamente na magnitude do
que a fé me faz ver e acreditar.
Beijos Intermináveis.

Naná Cahino.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO

A vida sempre nos convida a 'escolher' o que vamos guardar em nossos corações. Ao contrário do que imaginamos, somos nós quem determinamos o que fica na gente. E muitas vezes, transformamo-nos em um poço de ressentimentos e mágoas.
Anos se passam, imperceptíveis ao nosso controle e quando menos esperamos, lá estão as sensações nos sufocando, os pensamentos nos oprimindo, impedindo a gente de caminhar, de crescer, nos fazendo paralisar numa caminhada que poderia ser próspera e salutar. As ofensas recebidas, as decepções que nos causaram, tudo que esperávamos das pessoas e o que elas não fizeram, cada "não' que a vida nos deu, descobrimos que estão todos ali, entulhados e empoeirados em nosso ser.
Não suportamos a ideia de reviver isso. Ter que 'fuçar' tudo, nos causará certamente dor. Evitamos o assunto, nos fechamos pra tudo que diz respeito a cada fato, e acabamos nos isolando de nós mesmos. Criamos subterfúgios , fingimos que estamos bem, sorrimos facilmente, criamos uma falsa idéia de paz, mas o nosso corpo sempre nos mostra que 'algo' não vai bem. Algo nos sufoca, nos oprime. E isso um dia aparece, mais cedo ou mais tarde. E infelizmente na forma de doenças psicossomáticas e comportamentais. O perdão é necessário. Imprescindível à vida!.
A aceitação daquilo que não podemos mudar é Emergencial.!
A entrega de tudo que passamos, a humildade de reconhecer nossos limites e dar o braço a torcer, estendendo a mão para perdoar é vital.!
Não perca um só segundo de sua vida. Remova a poeira, sacuda os lençóis, varra a sujeira , lustre os vidros, essa LIMPEZA não pode mais esperar!
É sua vida em jogo. E o tempo URGE.
Perdoe. Perdoe-se.!!
Peça perdão. Pois um dia , quando o 'tempo' já tiver lhe feito caminhar longo percurso da jornada, e você olhar para trás, perceberá que 'carrega' consigo muitas coisas prejudiciais. Nem mais saberá porque guarda tantas coisas ...
Um dia, você percebe o mal que causou a si mesmo pela maneira inflexível de ver a vida. A dureza de coração, o orgulho não farão mais sentido e, ao mesmo tempo fará sentido demais! Pois é tudo que estará levando consigo para o final de sua jornada.
O que guardas no coração? Já se perguntou ?
Se fosse HOJE o fim de sua jornada terrena... o que estaria levando consigo?
Queridos leitores, pensem nisso!
Beijos Intermináveis.
Naná Cahino.


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A SENSAÇÃO DA DESPEDIDA

Hospital São Lucas, 4ºandar. Subi o elevador um pouco triste por saber que minha maizinha querida ainda estaria presa a tubos e amarras mecânicas aos cuidados daquele hospital.
Ao abrir a porta e sair um pouco aéria, visualizei meus dois irmãos Rossana e Thiago que já aguardavam no recinto a chamada para a visita , rotina dos últimos 27 dias.
Thiago foi o primeiro a entrar. Do lado de fora um clima de muita tristeza por parte dos outros pacientes que também se encontravam em estado delicado. Muitos familiares choravam. Rossana ajudando, dando copos com água e distribuindo lenços de papel... fiquei imaginando a dor de todos aqueles, e buscando dentro de mim forças como sentindo o que se aproximaria.
Vi a porta se abrir e Thiago sair, com os olhos marejados e creio que o coração apertado, pois senti suas vibrações ao passar por mim. Entrei e fui direto a ela. Maizinha estava ali, entubada. Havia uma lágrima caindo de um dos olhos , fechados. Limpei a lágrima dela e disse 'oi maizinha'. Alisei muito seus cabelos. Ela me olhando com olhos curiosos e ao mesmo tempo rendidos por não conseguir falar balbuciou algo que entendi que perguntava por 'Andrezza'. Disse que estava tudo bem. Que ela já estava ali a quase um mês. Disse que Aninha estava quase em momento de parto. Que seria segunda feira. E que ela estava bem. ( ciente que essa informação a tranquilizaria). Ela me mostrou com os olhos a televisão, que passava naquele momento uma receita com Edu. ( seu passa tempo favorito). Tossiu, agoniou-se. Fez gesto um tanto de desespero. Abriu a boca toda como quem tentava gritar. Fiquei condoída ao ver aquela cena. O coração apertou. Pedi a ela que tentasse ficar tranquila. Ela mexeu os pés como se pedisse que eu os tocasse. Fui até a cabeçeira da cama, levantei um pouco o lençol e segurei em seus pés. Massageando-os com carinho. Ela se acalmou. Fechou os olhos. Nesse momento meu corpo se rendeu a uma prece. Elevei meu pensamento a Deus. Senti vibrações fortes. Pedi que a tirasse dali. Que a libertasse. Nesse mesmo momento era como se alguém falasse em meus pensamentos. Senti como se alguém me dissesse: " Essa é sua despedida, ela partirá." soltei os pés dela e circulei o leito. Segurei a sua mão e ela apertou várias vezes a minha com firmeza, como quem me dizia: "Força!" Beijei muito a mão dela e o aperto no peito só crescia. Despedi-me e saí de perto antes que ela me visse aos prantos. Ela ainda com a cabeça, acompanhou-me até me perder de vista. Respirei fundo, e desaguei. Segurei -me na pia da entrada, onde todos lavam suas mãos, e a enfermeira me esperando sair para chamar minha outra irmã que já aguardava lá fora, entendeu que eu precisaria de alguns minutos. Fez sinal de positivo com a cabeça e se afastou. Fiquei ali, chorei por alguns segundos. Descontroladamente. Mas buscando o equilíbrio. Precisava sair sem demonstrar isso a Rossana. Segurei-me e fui. Saí, peguei o elevador, entrei no carro e desabei. Chorei até secar as lágrimas contidas. Parei no shoping Rio Mar. Estacionei e ali fiquei longos minutos. Até me acalmar.
Senti plenamente a sensação de ''ADEUS''. e FOI HOJE, terça feira, dia 22 de fevereiro de 2011. Na visita que fiz a ela pela manhã.

Agradeço aos irmãos da espiritualidade por me fazerem sentir a sensação desse momento. Pois, deixa-me mais fortalecida para o momento que virá.


Naná Cahino.

"
Ser forte, não é ter a arrogância de não chorar, mas ter a coragem de parar o próprio pranto a fim de consolar as lágrimas de quem mais está sofrendo. Ser forte, é às vezes, sair catando os pedaços do corpo pisado e da alma marcada, e juntá-los todos, com bravura e carinho, para ficar de novo de pé, com o rosto molhado pela chuva que cai e beijado pelo vento suave que passa."

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Carta aos Leitores

Queridos Leitores, estive ausente um longo tempo, sem postar na minha casa querida, onde tantos momentos de minha vida pude relatar. Bons momentos e momentos difíceis que passei em minha trajetória aqui ficaram registrados. Tenha sido na forma de poesias ou de textos que me identifiquei no decorrer de minha vida. Sendo assim, não poderia deixar de registrar esse momento no qual estou inserida e vivo já a alguns dias. Minha mãe internada a 25 dias na UTI, sofreu uma parada cardíaca e encontra-se muito debilitada nas mãos de nosso pai maior. A crença na espiritualidade, a fé e a certeza de que tudo acontece por motivos concretos , ergue-me , fortalece meu ser e me deixa lúcida o suficiente para olhar pra o céu muito mais que pra terra. Egoísta seríamos se desejássemos eternizar ao nosso lado todos que amamos, mesmo que a presença dessa pessoa fosse dolorosa pra ela. Nesse momento temos que nos despir de egoísmos, de desejos terrenos e manifestar o nosso verdadeiro amor por ela. E o verdadeiro amor LIBERTA. Minha mãe, cuja presença nessa vida me ensinou a perdoar, a amar, a ser quem sou , inspira-me nesse momento a escrever e deixar aqui registrado todo esse sentimento que meu coração grita e que é todo AMOR. Mas é um amor incondicional, enchendo meu peito de uma paz imensa. Em meio a dor da ausência que já se instalou, pois não a vejo mais sentada na cadeira de sempre, anotando suas receitas, nem tocando seu piano, nem costurando ou fazendo guloseimas deliciosas. Não escuto mais a sua voz... E em meio a dor dessa ausência, também fica em mim a certeza da presença constante. Não tenho a menor dúvida que as portas estão abertas e braços estão estendidos para abraços saudosos no retorno de seu espírito ao verdadeiro lar. Missão bela cumprida com honras. E agora mais que merecido um repouso definitivo de toda a turbulenta atmosfera terrestre. Fim sim, mas apenas das preocupações, dos problemas, das angústias, das idas semanais ao médico, quimioterapia toda quinta feira, da luta pela saúde. Tudo isso se findará. Oremos e peçamos a Deus que alivie suas dores, e que a mantenha em seus braços dando-lhes a merecida entrada nas esferas espirituais.
Maizinha querida sempre a amaremos. Sempre e eternamente.
Obrigada a todos pelo carinho.
Deixo aqui expressa a Oração que um dia a emocionou...


Ave Maria! Senhora
Do Amor que ampara e redime,
Ai do mundo se não fora
a vossa missão sublime !

Cheia de graça e bondade,
É por vós que conhecemos
A eterna revelação
Da vida em seus dons supremos.

O Senhor sempre é convosco,
Mensageira da ternura,
Providência dos que choram
Nas sombras da desventura.

Bendita sois vós, Rainha!
Estrela da Humanidade,
Rosa Mística da fé,
Lírio puro da humildade!

Entre as mulheres sois vós
A Mãe das mães desvalidas,
Nossa porta de esperança,
E Anjo de nossas vidas !

Bendito o fruto imortal
Da vossa missão de luz,
Desde a paz da Manjedoura,
Às dores, além da Cruz.

Assim seja para sempre,
Oh! Divina Soberana,
Refúgio dos que padecem
Nas dores da luta humana.

Ave Maria! Senhora
Do Amor que ampara e redime,
Ai do mundo se não fora
A vossa missão sublime!

Chico Xavier.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Não existe a Morte_ A VIDA CONTINUA

"A melhor forma de expressar o sentimento de perda de um ente querido é através da resignação, que é o consentimento do coração.
Entregamos nossas dores a Deus, tendo fé, confiando, crendo na continuidade da vida, tendo a certeza do reencontro.
As orações são bálsamos.
É uma alegria para os que partiram saberem que são lembrados, porém as lágrimas em excesso lhes causam perturbação, ansiedade e aflição.
Choramos a perda de entes queridos, com toda a certeza.
Externalizar a dor é fundamental para que a pessoa possa retomar a sua caminhada, mantendo a lembrança com carinho.
O espírito é sensível à lembrança e às lamentações;
Ele vê nesse excesso de dor uma falta de fé no futuro e de confiança em Deus.
Lamentar o fim da vida corpórea é lamentar que ele seja feliz.
A vida após a morte nos oferece suprema consolação, pois temos a esperança do reencontro.
O homem que sofre descobre que depende de si para não sofrer mais, e que de acordo com sua semeadura terá boa ou má colheita.
Trabalhe, portanto, para sua felicidade, entendendo quem é, de onde veio e para onde vai.
Contudo, é difícil estar preparados para lidar com a morte, com a perda em si.
Uma das maiores dores que experimentamos é a perda temporariamente de alguém que muito amamos. Todavia, enfrentaremos essa prova algum dia, queiramos encará-la ou não.
Temos de preparar as nossas forças e coragem, pois se é natural chorarmos de saudade num dado período, já não é , caso prolonguemos o nosso luto indefinidamente, revoltando-nos contra Deus e vendo esse desenlace como um castigo.
A misericórdia divina é sábia, porque sempre, ao lado de uma dor, ela nos oferece o consolo, nos convida a nos modificarmos, a nos melhorarmos."

Maria Izabel Miranda Loro, diretoria da Sociedade Espírita Chico Xavier .


"Ainda sabendo que a morte vem de Deus, quando nós não a provocamos, não podemos, por enquanto, na Terra receber a morte com alegria porque ninguém recebe um adeus com felicidade, mas podemos receber a separação com fé em Deus, entendendo que um dia nos reencontraremos todos numa vida maior e essa esperança deve aquecer-nos o coração."
Chico Xavier

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Mãezinha Querida!



............................................................................
Eternizando esses momentos que estão em nossa lembrança sempre.
Duas paixões: a culinária e o piano , marca registrada em sua vida.