domingo, 6 de setembro de 2009

O MEDO DE AMAR ( Por Roberto Shinyashiki - Psiquiatra)




"Esse medo faz com que as pessoas arrumem desculpas e justificativas para explicar suas inseguranças. Ele faz parte da nossa vida. Negá-lo ou inventar respostas fáceis é o que menos resolve.
Todos os seres humanos possuem um grande objetivo na vida: viver em estado de pleno amor. Talvez poucas pessoas estejam conscientes da importância que o amor tem ou pode ter em sua existência. Alguns vivem o amor em sua plenitude pelo simples fato de dispor dele em abundância. Aprenderam a amar, a se entregar ao ser amado e a criar relacionamentos criativos.
Infelizmente, porém, a realidade da maioria é o permanente estado de carência, de confusão emocional, de miséria afetiva. Vivem em solidão, ...num casamento sem amor, ou em relações superficiais sem um envolvimento profundo.
O grande medo do homem moderno é o de amar, que é tão grande quanto o medo de não ser amado. Num mundo tão materialista, muitas pessoas se sentem envergonhadas de amar, como se fosse algo ridículo e bobo. Somos seres nascidos para o amor e, no entanto, negamos na prática nossa própria essência.
Cada um de nós sabe que amar alguém pode provocar uma sensação de fragilidade e dependência; a presença do outro torna-se vital, e a possibilidade de ser abandonado a qualquer momento fica tão ameaçadora que, em geral, as pessoas optam pela saída mais fácil: sabotar a possibilidade de viver um grande amor.
Eis aqui um dos grandes dilemas do ser humano: queremos viver um grande amor, mas procuramos o tempo todo destruí-lo. Certamente, as tentativas de destruição não são totalmente deliberadas e planejadas, porém o que conta é o resultado final.
O medo de amar é uma praga, uma erva daninha que corrompe o coração da maioria das pessoas. E depois vêm as queixas de solidão, desilusão, sofrimento.
Citando o caso de uma amiga que encontrou alguém muito especial, que teria 'tudo' aquilo que gostaria de encontrar em alguém, mas que depois de 1 mês terminou a relação sem nenhuma explicação aparente, você continua pensando como pôde acabar, tão rápido, algo que tinha tudo para dar certo.
Ou será que foi exatamente porque ia dar certo? Não terá sido justamente por causa do medo de que desse certo?
O medo de amar existe.
Esse medo faz com que as pessoas arrumem desculpas e justificativas para explicar suas inseguranças. Ele faz parte da nossa vida. Negá-lo ou inventar respostas fáceis é o que menos resolve.
Certa vez, depois de um caso amoroso mal resolvido, um rapaz muito bem-sucedido nos negócios desabafou: “Meu coração secou e está fechado”. Em todas as ocasiões fazia o maior esforço para parecer seguro, autoconfiante. Estava convencido de que jamais deixaria alguém invadir novamente seu espaço, sua vida. Talvez imaginasse que, destruindo o amor antes mesmo de ele nascer, teria chances de sair “ileso” de qualquer relação. O medo de sofrer novamente por amor era tão grande que inviabilizava uma nova relação. Por medo de sofrer, condenou-se a sofrer todos os dias a dor da solidão.
O melhor, sem dúvida, é estar atento para esse medo, dar um mergulho na própria vida e perceber que, no fundo, quando alguém está decidido a ficar sozinho por medo de ser abandonado outra vez, não consegue mais enxergar o amor e tampouco tem olhos para a pessoa amada. "

...........................

Roberto Shinyashiki é psiquiatra, palestrante e autor de 13 títulos, entre eles: Os Segredos dos Campeões, Tudo ou Nada, Heróis de Verdade, Amar Pode Dar Certo, O Sucesso é Ser Feliz , A Carícia Essencial, entre outros.,

.............

Queridos Leitores,

Eu particularmente conheço de perto o que o Dr.Shinyashiki relata nesse texto... infelizmente existe mesmo esse medo nas pessoas, tenho encontrado algumas que se encaixariam perfeitamente aí. Assim como já escutei exatamente isso: " Você tem tudo que eu sempre procurei em alguém". E pouco tempo depois, fui distanciada e transformada em algo 'menos' ameaçador...
Sei que a escolha longe do amor, é na verdade a da eterna solidão. A pior delas... a que se sente acompanhada, a que finge se sentir feliz, a que mata o tempo só esperando mais um dia chegar ao fim ... a que não planeja futuro, nem faz planos ... a que se felicita por momentos que sempre acabam... a que faz o pensamento flutuar, a saudade estar sempre no peito, a que deixa espaços vazios em cada parte, pela sensação de que , por mais perfeito que esteja sendo o dia, estará sempre faltando alguma coisa.
Aos que se sentem feliz , ou acreditam que isso seja realmente o caminho certo... realmente me despeço, porque o meu caminho é o oposto à esse. O meu caminho é aquilo que sei do AMOR... POIS 'O AMOR É REALMENTE TUDO QUE EXISTE.'

Beijos Intermináveis. Naná Cahino